Conjuntivite – o que precisa de saber


A conjuntivite é a inflamação de uma membrana que existe nos olhos e que se chama conjuntiva. Reveste a parte de dentro das nossas pálpebras e ainda a parte branca dos olhos e é por esse motivo que, quando inflamada, faz com que o olho fique vermelho.

A maior parte das vezes é de causa infecciosa e, para além do aspeto vermelho, geralmente as crianças apresentam ainda muitas secreções amareladas nos olhos e muitas vezes acordam até com eles “colados”. É uma situação que provoca muita comichão e é por esse motivo que muitas vezes acaba por passar facilmente de um olho para o outro, através dos dedos.

Há ainda conjuntivites alérgicas ou irritativas, mas carateristicamente esses casos não apresentam secreções.

O tratamento passa pela aplicação de umas gotas ou pomadas nos olhos, o que nem sempre é fácil, pois é algo que as crianças não toleram muito bem. De um modo geral, as gotas são menos difíceis de aplicar do que as pomadas.

No caso das conjuntivites infecciosas, esses produtos contêm antibióticos, ao passo que nas outras são apenas produtos para aliviar a comichão e/ou anti-inflamatórios.

Uma vez que as conjuntivites infecciosas são altamente contagiosas, nunca é demais reforçar algumas medidas:

1. Evitar coçar os olhos (costuma-se dizer em jeito de brincadeira que “os olhos só podem ser coçados com os cotovelos”, o que é fisicamente impossível)

2. Lavar sempre muito bem as mãos

3. Não partilhar toalhas ou outros objectos que entrem em contacto com os olhos

Partilhe o artigo

Partilhar o Artigo