Para ter sempre consigo e tirar as dúvidas em qualquer situação, esta é a checklist que deve guardar no telemóvel com os essenciais para uma proteção solar adequada para toda a família.
1) Como escolher o protetor solar certo? Entender a importância da proteção UVA e UVB:
No momento da escolha do protetor solar, deverá ter em atenção o tipo de proteção que oferece. Idealmente, procure uma gama como Anthelios da La Roche-Posay que oferece uma proteção eficaz contra os raios UVA, UVA longos e UVB. Esta tripla atuação é importante porque irá colmatar os seus malefícios nas 3 áreas em que atuam: os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras e pelo bronzeamento (e são aqueles que sentimos “aquecerem” a nossa pele). Já os raios UVA causam o envelhecimento da pele, mesmo quando achamos que o dia não está quente e não os sentimos. Por sua vez, os raios UVA longos (um subgrupo dos UVA) penetram profundamente, sendo associados ao aparecimento de manchas escuras de pigmento, alergias ao sol e envelhecimento prematuro.
2) Interpretar o rótulo dos protetores solares – Saiba o que procurar:
Para esta proteção completa – importante em todas as idades – verifique 3 indicações no rótulo do seu protetor: a) a classificação SPF ou FPS para saber quão forte é a proteção solar contra os raios UVB; b) a classificação do PPD para os raios UVA e ainda c) verifique se o protetor integra antioxidantes, que aumentam a proteção contra os raios UVA longos. Certifique-se mesmo que estes últimos estão mencionados, já que nem sempre a proteção contra os mesmos é assegurada. A gama Anthelios da La Roche-Posay é exatamente formulada sobre estes três pilares, contendo na sua fórmula o poderoso antioxidante baicalin e sendo adequada até à pele mais sensível, dos mais pequeno.
3) Quais os melhores horários de exposição solar e de que forma refletem?
Já todos ouvimos falar da temida “hora do calor” mas sabe exatamente quando acontece e as razões pelas quais se diz que “o sol é mais forte” nesse período? A exposição solar, para toda a família, é aconselhada no máximo até às 11h00 e depois após as 16h00. E não apenas no verão, mas ao longo de todo o ano. O que acontece, durante esse período, é uma elevação do sol que se traduz numa radiação UV mais forte e, por isso, também mais perigosa. Por isso mesmo, o melhor é garantir que a família está abrigada durante esse período, idealmente resguardada dentro de um espaço fechado.
Afinal, mesmo por baixo de uma sombra ou no pico de uma montanha, o risco de exposição solar continua a existir. Os raios ultra-violeta não vêm apenas de cima até porque, quando refletidos em algum ponto (como na areia, na água, ou em geral em qualquer superfície clara ou luminosa) acabam por ver os seus efeitos intensificados – motivo para os famosos escaldões na neve.
Assim, aproveite a hora de almoço das férias para uma sesta, um torneio de jogos de tabuleiro ou para pôr as séries em dia. Logo, logo, a hora de voltar a pôr os pés na areia chega!
4) Quantas vezes se deve reaplicar o protetor? Nas crianças mais do que nos adultos?
Quantidade a aplicar: uma mulher de tamanho médio (1.60m – 1.65m) precisa de 36gr de protetor para cobrir todo o corpo, o equivalente a duas colheres de sopa ou ao tamanho de uma bola de golfe. A maioria das pessoas tende a aplicar quantidades insuficientes de protetor. Faça o teste na sua próxima aplicação e veja se é o seu caso.
Quando aplicar? Cerca de 20 a 30 minutos antes de sair de casa e, depois, a cada duas horas. O Anthelios Spray Dermo-Pediatrics SPF50+ é um protetor solar prático e com acabamento invisível que irá facilitar a sua reaplicação ao longo do dia.
No caso de estar a nadar ou em situações de maior transpiração, mesmo com fórmulas resistentes à água, a reaplicação deverá ser feita com ainda maior frequência – especialmente válido para as crianças que, com toda a energia e vontade de mergulhos, pedem atenção redobrada a este ponto.. Uma boa opção neste caso é o Anthelios Wet Skin Dermo-Pediatrics SPF50+, um gel invisível com proteção muito elevada e de imediata absorção que cria na pele uma película hidrolipídica que ajuda a repelir a água.
5) Como é que os cuidados pós-solares ajudam na proteção da pele?
Passado o dia de praia e/ou piscina, é importante não descurar nos cuidados com a pele. Na realidade, este momento é de extrema relevância, já que a reposição da hidratação e, consequentemente, da barreira lipídica da pele, irá garantir uma maior proteção da mesma no dia seguinte, quando voltar à exposição solar.