Vivemos tempos de mudança, tempos exigentes de adaptação. Uma realidade que ninguém imaginava há um ano atrás. No entanto o que se deseja é conseguirmo-nos adaptar à nova realidade e se possível tirar benefícios dela.
O “ficar em casa” passou a ser uma exigência. A família nuclear passa assim a estar mais tempo junta o que permite estreitar laços afetivos, melhorar o conhecimento do outro, fortalecer as relações. No entanto, somos seres de socialização e tanto adultos como crianças começam a sentir falta de sair, conviver, estar com outros. Sentem isso?
Essa falta e os condicionamentos a que estamos agora sujeitos podem gerar uma situação de ansiedade e stress nos adultos e crianças…
Entra aqui o papel importante da massagem
Como vos tenho falado, a massagem infantil tem benefícios ao nível dos vários sistemas corporais. Trata-se de uma resposta química…Mesmo para os mais cépticos, aqui têm uma resposta científica, não tem que enganar. O estímulo pelo toque exercido pela massagem gera libertação de substâncias…substâncias essas que têm efeitos.
Vamos conhecer o fenómeno gerado pela massagem que permite acalmar?
Tudo se inicia com o toque. Este é o primeiro sentido a desenvolver-se no feto, mesmo antes da visão e da audição. Apenas com 8 semanas, o feto já responde ao tacto sendo possível estimulá-lo desde logo: pelo movimento do líquido amniótico, pela pressão da parede uterina, …entre a 8ª e a 14ª semanas, quase toda a superfície do corpo é sensível ao toque, com excepção da região da cabeça. É assim importante o estímulo para o toque ao seu bebé ainda in útero, havendo um contributo claro para o desenvolvimento do sistema emocional do bebé.
Através do toque uma relação forte de vinculação vai sendo construída, com ela sentimentos de bem estar, de confiança e de prazer. Esta relação entre a pele, o tacto e um relacionamento emocionalmente forte pode ser explicada pela estreita comunicação entre a Pele e o Sistema Nervoso Central (SNC), pois ambos têm a mesma origem embrionária, a Ectoderme.
Da importância do toque chegamos à massagem.
A massagem potencia o poder do toque. A massagem é o veículo para os efeitos do toque.
A massagem é uma das técnicas de tratamento mais antigas do mundo. No mundo Ocidental assiste-se a utilização maioritária das estratégias farmacológicas, no entanto a massagem continua a provar ser uma técnica essencial que se justifica com reações orgânicas comprovadas em diversos estudos.
A massagem estimula directamente os diversos sistemas do bebé. Desde logo conseguimos visualizar os efeitos imediatos na pele: alguma vermelhidão, pelo aumento do aporte sanguíneo, consequentemente aumento da temperatura, e assim aumento do número de nutrientes à zona. Ou seja os efeitos não se limitam à pele, mas sim a outros sistemas, nomeadamente o sistema nervoso e endócrino.
Mais motivos credíveis para comprovar o papel fundamental da massagem no efeito de relaxamento
Está comprovado (Sarafino, 2002, cit. PorMoyer e col., 2004), que o Sistema Nervoso Autónomo altera a sua resposta. Prevalece a acção do Sistema Nervoso Parassimpático (calma, relaxamento) ao invés do Sistema Nervoso Simpático (stress, ansiedade).
E que importância tem isso? É que o Sistema Nervoso Parassimpático prevalece perante situações de descanso e calma, ocorre diminuição das hormonas de stress, aumento de hormonas de calma e diminuição da actividade cardiovascular. O aumento de hormonas de relaxamento como a oxitocina no plasma e no líquido cefalo – raquidiano, diminui a actividade do sistema simpático e do nível das catecolaminas. Ao mesmo tempo ocorre um aumento das hormonas gastrointestinais e da actividade do nervo vago. Este faz com que haja um aumento da actividade do hemisfério direito, responsável pelas emoções e pela sensação de calma. Daqui resulta uma diminuição dos níveis de cortisol e da pressão arterial e um aumento dos níveis das endorfinas (a famosa hormona da felicidade)
O toque, através da ligação entre a pele e os sistemas nervoso e endócrino, leva à estimulação do eixo hipotálamo-pituitária-tiróide, por sua vez leva a um aumento das hormonas da tiróide, aumento do metabolismo basal, e por final um aumento dos níveis de serotonina. A serotonina é considerada uma hormona anti-stress, incutindo a redução do cortisol e a noradrenalina (ambas hormonas associados a situações de stress).
Perante estes dados que vos apresento…ficaram convencidos que devemos pôr toda a família a fazer massagem para relaxar as nossas crianças?
Convido-vos a agendarem uma sessão comigo para aprendermos as muitas técnicas de massagem existentes!
Ângela Baptista
Mestre em Saúde Infantil e Pediatria
Instagram: enfangelabaptista
Facebook: Enf Ângela Baptista