Os microorganismos são, como o nome indica, seres vivos microscópicos (que não se conseguem ver), que existem em todos os locais e que podem ser divididos em bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Grande parte deles coexistem connosco sem provocar doença, podendo até ter alguns efeitos benéficos para a saúde, mas nem todos são assim. Há alguns que têm capacidade de invadir o nosso organismo, provocando doenças tão frequentes como gripes e constipações (vírus), pneumonias (vírus e bactérias), otites (vírus e bactérias) ou gastroenterites (vírus, bactérias ou parasitas), por exemplo. Também a COVID-19 é um exemplo de uma infecção respiratória provocada por um vírus, o coronavírus.
De um modo geral, a maioria dos vírus e bactérias gostam mais de ambientes frios do que de temperaturas mais elevadas, razão pela qual são mais frequentes no outono e inverno, acarretando taxas de infecção mais elevadas nessas alturas do ano. Assim, é fundamental perceber que existem medidas que podem fazer toda a diferença na prevenção dessas doenças, algumas das quais são as seguintes:
- Ventilar os espaços
Apesar de não ser a medida mais adequada do ponto de vista energético, a ventilação dos espaços é extremamente importante para diminuir a permanência de microorganismos nos espaços fechados.
- Cumprir as regras de etiqueta respiratória
Se há algo que a pandemia da COVID-19 nos ensinou é que é fundamental espirrar e tossir de forma adequada, sempre para a parte da frente do cotovelo ou antebraço e nunca para as mãos.
- Higienizar as mãos
A lavagem frequente e adequada das mãos é das medidas mais eficazes na prevenção da transmissão das doenças infecciosas e deve ser uma prioridade sempre.
- Desinfectar adequadamente as superfícies
É extremamente fácil contaminar as superfícies, sejam mesas, bancas, roupas, maçanetas ou mobiliário, por exemplo. Por esse motivo, é muito importante não só uma limpeza, mas acima de tudo uma desinfecção adequada desses locais, de forma a impedir a transmissão de microorganismos que podem ser nocivos para o ser humano.
A marca Lysol detém vários produtos para a desinfeção das superfícies, como é o caso do Spray Desinfetante, que é bastante simples e prático de utilizar e atua na eliminação de bactérias, fungos e vírus*, garantindo ambientes mais seguros e que impedem a transmissão destes microorganismos.
Em jeito de conclusão, gostaria de reforçar a ideia de que a maioria dos microorganismos é benéfica para a nossa saúde, mas há alguns que são prejudiciais. Por esse facto, é importante garantir a segurança dos espaços e a sua desinfeção adequada, particularmente nesta altura do ano, em que os vírus e bactérias são bastante mais frequentes.