A atividade física deve ser um aspeto central na vida de todas as crianças, mas, apesar de parecer algo natural, infelizmente nem sempre é isso que acontece.
Por esse motivo, nunca é demais reforçar a sua importância para a saúde presente e futura das crianças, mas também como um elemento imprescindível para o seu bom crescimento e desenvolvimento. E é precisamente por isso que faz todo o sentido falar em literacia física (physical literacy), que compreende os seguintes aspetos:
- Capacidade de ser fisicamente ativo
A ideia de que as crianças são naturalmente hábeis do ponto de vista motor é errada e, muitas vezes contribui para um menor investimento nesta área. Atividades básicas como correr, saltar, apanhar, trepar, pontapear, bater, ser coordenado ou ter equilíbrio são apenas alguns dos exemplos que devem ser estimulados permanentemente no dia-a-dia das crianças.
- Confiança em ser fisicamente ativo
A confiança só se adquire quando se é capaz, tal como explicado acima, mas também quando se tem bons modelos. Por esse motivo, nunca é demais realçar que é fundamental que os pais possam dar um bom exemplo e sejam também fisicamente ativos.
- Desejo de ser fisicamente ativo
Este aspeto é muito importante e, no fundo, espelha o conjunto dos outros dois pontos frisados acima.
Em jeito de conclusão, gostaria de frisar que, numa altura em que o sedentarismo ganha cada vez mais terreno, devemos investir numa correta literacia física não só das nossas crianças, mas, acima de tudo, de todas as nossas famílias!