Todos os bebés e crianças precisam de contacto físico para se sentirem seguros e é por esse motivo que, na maior parte das vezes, se sentem mais tranquilos quando estão ao colo de um adulto. Esta é uma necessidade básica, que deve mesmo ser entendida como tal.
Por vezes surge a ideia de que o colo ou “mimo” a mais pode fazer mal à criança, porque fica habituada e depois acaba por exigir ainda mais contacto físico. Esta é uma ideia errada, que tem que ser contrariada, porque não tem nenhum tipo de fundamentação. O mimo a mais não existe e esta sim, é uma verdade inegável, precisamente pela segurança que esse acto lhes dá e que é fundamental para um desenvolvimento adequado e feliz.
O que é também importante é reforçar a ideia de que o mimo/carinho não implica ausência de regras. Aliás, o ideal é mesmo que coexistam os dois cenários, porque fazem ambos falta às crianças. As regras são também fundamentais e garantem o funcionamento normal do dia a dia, o que lhes dá alguma previsibilidade e tranquilidade.
Nenhuma criança se “estraga” por excesso de mimo, o que as estraga é a sua falta!