A partir dos 18-24 meses é frequente as crianças passarem a rejeitar alguns alimentos só pelo seu aspecto (cor, forma, …), incluindo alguns que eles comiam previamente sem problemas. A isto chama-se neofobia e os alimentos mais frequentemente envolvidos são os legumes e as frutas.
Trata-se de uma etapa normal do desenvolvimento e, como explicado, o maior problema não é o seu sabor, mas sim o aspecto. Por isso mesmo, o mais importante nesses casos é tentar convencer o seu filho a provar, porque se se vencer a “barreira” visual, ele vai acabar por aceitar. E o truque é mesmo esse…
Sei que nem sempre é fácil, porque muitas vezes as crianças são bastante persistentes, mas deve tentar encontrar estratégias nesse sentido. Aqui ficam algumas estratégias:
- Normalizar
Comer legumes deve ser algo “normal” para a criança, pelo que não deve dar demasiada importância ao assunto, nem quando ela come, nem quando não quer comer.
- Dar o exemplo
As crianças aprendem maioritariamente com os pais. Assim, se quer que o seu filho coma legumes (por exemplo), tem que os comer também.
- Deixar experimentar sem pressões
Nem sempre é fácil, mas este é também um aspecto importante. Pressionar demasiado faz com que as crianças se defendam mais, pelo que deve ter isso sempre presente. Frases como “Experimenta um pouco só para sentires o sabor e se não gostares eu deixo-te deitar fora” pode ser o suficiente para desbloquear a situação e ser uma ajuda fundamental.
Por fim, importa esclarecer que esta situação não se resolve em dias ou semanas. Pode demorar meses, mas com alguma paciência e consistência da sua parte, não tenho dúvidas de que vai conseguir resolvê-la!