- Ter uma alimentação equilibrada. A comida é a fonte de todos os nutrientes de que as crianças necessitam, particularmente se for variada e saudável. Para além dos chamados macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras), devem também fornecer os micronutrientes, em especial sais minerais e vitaminas. Estas últimas são muito importantes para o correcto funcionamento das células, e ajudam o sistema imunitário a desempenhar melhor o seu papel de defesa. Por esse motivo, a alimentação das crianças deve ter cores diferentes (quanto mais cores, mais vitaminas) e o mais diversificada possível, incluindo legumes e frutas. Os suplementos vitamínicos não têm indicação, salvo em raras excepções de desnutrição: as vitaminas devem ser fornecidas sempre através da alimentação.
- Brincar no exterior. Este conceito pode parecer estranho, mas a verdade é que o ambiente na rua é sempre mais saudável do que no interior, mesmo no Inverno. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o frio não causa qualquer problema de saúde, pelo que as crianças podem e devem brincar no exterior nesta altura do ano. Entre os benefícios directos para a saúde de brincar na rua destaco:
- o aumento da capacidade de defesa contra infecções;
- diminui a probabilidade de contágio, porque o ar está muito menos saturado e com microorganismos do que nos espaços fechados.