As viagens longas podem ser um momento de algum stresse familiar, sejam efetuadas de carro, avião ou outro meio de transporte. Por esse motivo, é importante tentar antecipar alguns problemas que possam acontecer:
- Ir à casa de banho antes de sair
Este é um conselho “básico”, mas é muito importante. ir à casa de banho antes de sair dá conforto às crianças e permite evitar conflitos logo no início da viagem.
- Escolher um bom horário
Este ponto deve ser bem pensado. Se a criança adormecer facilmente, pode ser boa ideia aproveitar os momentos de sono para fazer parte da viagem. Se, pelo contrário, a criança tem muita dificuldade em adormecer fora da cama, pode fazer sentido fazer a viagem durante o dia.
- Providenciar entretenimento
Este é, provavelmente, o ponto fulcral da questão. É importante manter as crianças entretidas e, como é lógico, os ecrãs são bastante apelativos nestes casos. No entanto, não é obrigatório que seja apenas essa a opção. É muito fácil fazer jogos de palavras e rimas com os filhos, por exemplo, bem como fazer concursos de canções, histórias ou anedotas. Basta puxar pela imaginação e as escolhas começam a surgir…