Uma das grandes formas de aprendizagem que os bebés têm é a imitação. Estão constantemente a observar os adultos e, sempre que possível, tentam repetir aquilo que os vêem fazer e é isso que torna tão importante ter cuidado com os bons exemplos.
Mas hoje gostaria de abordar o assunto na perspetiva oposta, ou seja, realçar a importância dos pais imitarem os seus filh@s bebés sempre que eles tentam demonstrar alguma aquisição nova. Aqui ficam alguns exemplos:
- Repita os sons que o seu bebé faz
Quando os bebés começam a fazer sons diferentes é boa ideia responder exatamente da mesma forma, para eles terem percepção da própria sonoridade. Isso ajuda-os a explorar melhor o seu aparelho vocal e a descobrir novas formas de comunicar.
- Imite as suas expressões
A linguagem não verbal é tão importante como a verbal. Por esse motivo, quando o seu filh@ fizer expressões faciais diferentes, tente repeti-las também e explicar por palavras o que estão a fazer, para facilitar a sua aprendizagem de comunicação.
- Gatinhe com o seu filh@
As competências motoras são extremamente importantes de serem exploradas e aperfeiçoadas. Assim, quando o seu filh@ começar a rebolar e a gatinhar, faça o mesmo com ele e ajude-o a explorar as suas habilidades em conjunto consigo.
Estes são apenas alguns exemplos, que espelham a importância de ajudar os bebés a conhecerem-se melhor e, acima de tudo, a adquirirem a capacidade para se continuarem a desenvolver progressivamente.