A febre é um mecanismo de defesa do organismo, que ajuda no combate as infeções. No entanto, acaba por ser também uma fonte de ansiedade para as mães e para os pais e o principal motivo de consultas médicas de urgência em Pediatria, pelo que importa conhecer um pouco mais sobre este sintoma tão frequente.
Um dos grandes motivos de preocupação das mães e pais prende-se com o “valor” da febre, ou seja, acabam por ter mai receio de uma febre “alta” do que de uma febre “baixa”. O que eu gostava de esclarecer é que não existe uma relação direta entre esse valor e a gravidade da situação, ou seja, não é rigoroso do ponto de vista científico dizer que ter 39ºC de temperatura corporal é mais grave do que ter 38ºC, porque pode não ser.
Assim, o principal conselho é olhar muito mais para o estado geral do seu filh@ do que para o valor indicado no termómetro: se for bom pode ficar tranquil@, se não for deve dar medicação para a febre e ver s é melhor. E se não melhorar deve ser observad@ por um médico…