Esta é uma pergunta que não é muito “politicamente correta”, mas é importante abordar.
E, para isso, importa esclarecer alguns pontos:
- Até ao ano de idade o açúcar não deve fazer parte da alimentação
Até ao ano de idade, há 2 condimentos com os quais os bebés não devem contactar: o sal e o açúcar. E, mesmo depois dessa idade, devem ser introduzidos o mais tarde possível e esse deve ser um princípio orientador para todos os pais.
- Os alimentos frios não fazem mal
Tal como explicado num post anterior (https://pediatriaparatodos.com/2022/07/18/as-criancas-podem-beber-bebidas-frias/), os alimentos frios não fazem mal à saúde, pelo que não é por esse motivo que os gelados não devem ser dados.
- As crianças não “aguam” por ver os adultos comer alimentos que desconhecem
Existe muito a ideia de que os bebés e crianças que vêm os adultos a comer determinados alimentos ficam “aguados” para comer também (ver mais sobre esse assunto aqui). No entanto, se for um alimento que desconhecem, não sabem se é bom ou não, pelo que isso é mais uma impressão dos pais (e avós) do que propriamente verdade.
- Os gelados podem ser feitos em casa
Não existem apenas gelados comerciais e, atualmente, há imensas receitas de gelados que podem ser feitos em casa, seja com leite materno, com fruta ou com outro tipo de leite, por exemplo. Assim, é possível ajustar a sua composição de acordo com a vontade dos pais e torná-los nutricionalmente mais interessantes.
Como conclusão, diria que os gelados não precisam de ser “proibidos”, desde que a sua composição seja adequada à idade da criança. Assim, se forem gelados sem, não existe propriamente nenhuma justificação para que as crianças não os comam. No entanto, se forem gelados “comerciais”, com açúcares adicionados, devem ser introduzidos o mais tarde possível na alimentação e nunca antes do ano de idade.