A urticária é uma situação que se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele, com algumas particularidades.
Em primeiro lugar, essas lesões têm diferentes tamanhos e muitas vezes são grandes e quase parece que se estendem como uma “toalha” (há alguns casos em que as crianças quase parecem cobertas por uma única mancha gigante). Na maior parte das vezes parece que estão elevadas em relação ao resto da pele, com bordos bem definidos e subidos.
Em segundo lugar, convém saber que geralmente causam muita comichão, quase sempre agravada pelo calor (banho ou cama, por exemplo). Por fim, importa ainda frisar que habitualmente têm um caráter evo- lutivo, ou seja, desaparecem e aparecem noutros lugares e variam ao longo do dia.
Embora tradicionalmente seja associada a algum tipo de alergia, as suas causas podem ser inúmeras, como por exemplo infeciosas (principalmente vírus), tóxicas ou surgir após picada. No entanto, a maioria dos casos tem origem alérgica, pelo que a geralmente investigação vai ser nesse sentido. De qualquer forma, é frequente não se descobrir nenhuma causa evidente, pelo que o mais importante é sempre tratar adequadamente.
O diagnóstico não é complicado, porque basta observar a pele da criança. Na maior parte das vezes não é necessário fazer nenhum tipo de análises, embora haja situações em que isso pode ser feito para se tentar descobrir a causa.
O tratamento inclui um anti-histamínico e, nos casos mais graves, pode ser ainda necessário o recurso a um corticoide. Não é necessário aplicar cremes nas lesões e o ideal é mesmo tentar prevenir novas situações, o que nem sempre é fácil.