Nem sempre é fácil distinguir uma constipação de uma alergia, particularmente se o quadro se for repetindo, pelo que importa saber um pouco mais sobre este assunto.
O termo constipação designa uma infecção vírica da região do nariz e vias aéreas superiores. Geralmente manifesta-se por obstrução nasal, com secreções, espirros e tosse. Pode surgir também febre, embora não seja muito frequente. É uma situação extremamente comum em bebés e crianças, principalmente quando frequentam a Creche ou Jardim de Infância. O seu pico é no Inverno, embora possam surgir ao longo de todo o ano.
As alergias respiratórias (em especial a rinite alérgica) são mais frequentes em crianças com história familiar de alergias e podem ter manifestações semelhantes, embora se associem também, de um modo geral, a comichão no nariz. Aliás, este é o sintoma que mais ajuda nesta distinção, uma vez que não está presente nas constipações. Em sentido contrário, a presença de febre aponta para uma causa infeciosa, já que as alergias não provocam este sintoma. A título de curiosidade, importa referir também que a rinite alérgica é rara abaixo dos 2 anos de idade, sendo esta também uma pista que pode ajudar a diferenciar as duas situações. Pode surgir ao longo de todo o ano, dependendo da alergia em causa.
Esta distinção é importante, porque o tratamento e evolução são bem diferentes nos dois casos:
- Constipação
O quadro dura habitualmente 1-2 semanas, sendo que a tosse pode manter-se durante mais alguns dias. O tratamento passa por uma adequada higiene do nariz, com recurso a soro fisiológico ou água do mar e, eventualmente, também a um aspirador nasal.
- Rinite alérgica
Os sintomas duram mais tempo, podendo manter-se durante semanas, consoante a duração do contacto com o alergénio que está a causar os sintomas. O tratamento passa também por uma boa lavagem nasal, mas também pelo recurso a dois tipos de medicamentos: anti-histamínicos e corticoides inalados. Os primeiros servem para diminuir a comichão e a produção de secreções e os segundos servem para diminuir a inflamação e, assim, reduzir a obstrução. Ambos devem ser administrado apenas sob aconselhamento médico.