Esta é uma verdade inegável e, neste contexto particular que vivemos, torna-se ainda mais importante. Por esse motivo, é fundamental encarar a actividade física também como uma prioridade no dia a dia das crianças, porque só assim elas se desenvolvem adequadamente e conseguem ser verdadeiramente felizes.
Aqui ficam algumas sugestões:
- Aproveite o espaço exterior, mas sempre com seguranca
Se a sua casa tem varanda, terraço ou jardim, use e abuse desse “privilégio”! Já referi várias vezes e volto a dizer que o frio e as correntes de ar não provocam gripes, constipações, pneumonia, otites ou outras doenças do género. Isso não passa de um mito, que deve ser desconstruido para não condicionar a liberdade das crianças. Se não tem nenhum espaço exterior só seu, aproveite para sair à rua por períodos curtos, sem ajuntamentos, mas de forma a garantir ao seu filho momentos em que pode correr, saltar, trepar e, no fundo, ser criança!
- Estimule o seu filho a mexer-se
Mesmo em casa, incentive o seu filho a mexer-se, principalmente nos intervalos das aulas ou foro das actividades lectivas. É inevitável que as crianças fiquem mais sedentárias, em frente aos ecrãs, mas há momentos em que podem e devem levantar-se, esticar o corpo e fazer movimentos, nem que seja por períodos curtos.
- Seja criativo!
Há muitas actividades lúdicas e de lazer que podem ser feitas em casa, basta ter vontade e imaginação. Dance com o seu filho, faça mímica, façam passagens de modelos ou peças de teatro em conjunto, joguem à “macaca” ou saltem ao eixo, … No fundo, a lista é interminável e, acredite, pode proporcionar momentos verdadeiramente felizes e importantes para a dinâmica familiar. Usufruam uns dos outros e aproveitem este contexto para se conhecerem cada vez melhor!