Depois do frio do Inverno, os dias mais compridos e com mais sol são sempre bem recebidos!
A Primavera traz roupas mais frescas, leves e soltas, de tecidos, na maioria dos casos, pouco propícios a causar irritações na pele (ao contrário de algumas lãs nas estações de temperaturas mais baixas). Por outro lado, a vontade de passar mais tempo ao ar livre é igualmente benéfica para um organismo saudável e uma pele bonita e luminosa. Sempre com a devida proteção solar, e a exposição antes das 9h00 e depois das 16h00, evitando o pico de intensidade dos raios UVB. Todavia, com todos os benefícios, esta é estação que inaugura também a época das alergias. E isso acontece porque os níveis de pólens em suspensão no ar é elevado.
Do aumento dos pólens ao eczema atópico
A partir do momento em que os pólens no ar aumentam, as reações alérgicas, sobretudo associadas ao sistema respiratório, podem transformar-se num verdadeiro pesadelo! Entre espirros, comichões, falta de ar ou mesmo rinite, conjuntivite ou asma, os sintomas e manifestações variam de acordo com o organismo de cada um, tornando-se frequentemente fonte de aumento de irritabilidade, mais birras dos mais pequenos e menos descanso para pais e filhos.
E eis que as repercussões chegam à pele! Sabia que, em cada 10 crianças dos 0 aos 13 anos, a rinite alérgica e o eczema atópico têm tendência a coexistir durante um período médio de dois anos? Na verdade, embora não seja fator de exclusividade, o eczema atópico atinge geralmente crianças com historial pessoal ou familiar de asma e/ou rinite alérgica. É por esta relação já pre-existente que, quando a época das alergias ataca, a pele também sofre e, nos mais novos, o controlo da sua evolução pode ser ainda mais desafiante de gerir.
Como ajudar os mais novos a passar esta fase da melhor forma em 3 passos simples:
- Use o banho a seu favor: No momento do duche, opte por água morna e feche a porta da divisão, de forma a que o vapor de água se concentre no ar e ajude a hidratar a pele molhada, com os poros ainda abertos, reparando a barreira da pele e evitando a perda de água. Aproveite ainda o banho para utilização de um óleo lavante, como LIPIKAR Óleo Lavante AP+ que limpa enquanto ajuda a repor o conforto e a reduzir a irritação, e protege contra os efeitos de secura da pele no duche.
- Crie a hora da hidratação 2 vezes ao dia: Associe o momento ao contar de uma história, por exemplo, ou a outra atividade de eleição da criança, em que ela esteja mais tranquila e que não exija grandes movimentos (de forma a conseguir aplicar o reparo diário sem uma grande ginástica de ambos!). É a altura certa para entrar em ação Lipikar Baume AP+M, que apazigua imediatamente a pele e reduz o prurido e é formulado para bebés, crianças e adultos com pele muito seca, com tendência ao eczema ou alergias.
- Multiproteção: Nas saídas para a rua, para a escolha ou para um passeio no parque, é muito importante reforçar a proteção nas zonas que ficam expostas. O objetivo não é criar camadas com o leite hidratante, mas apenas reaplicar, para garantir que no contacto com os pólens no ar, poluição e outros que tais, os mais novos estão mais protegidos! E, muito importante: nunca esquecer a proteção solar. Anthelios Spray Dermo-Pediatrico é uma proteção alta de largo espetro (UVA, UVB), que ajuda a proteger contra os danos causados pelos infravermelhos e pela poluição, adequada à pele sensível das crianças. Este produto é ainda muito resistente à água, ao suor e à areia e não arde nos olhos.
Com estas dicas do seu lado, a fase das alergias poderá tornar-se mais fácil. Lembre-se que prevenir e hidratar a pele é sempre mais eficaz do que cuidar num momento de crise. Procure não chegar a estas fases e jogar com a antecipação.