Resposta ao Quizz 1 – Quem quer ser Pediatra

Perante o cenário descrito, não se pode afirmar que alguma das opções estivesse claramente errada. No entanto, há uma que está mais correcta do que as outras e passo a explicar a seguir os motivos:

A – Uma vez que o quadro tinha cerca de 24 horas de evolução e a duração média da tosse é de 2-3 semanas, é precoce ir de imediato ao médico (https://pediatriaparatodos.com/o-meu-filho-tem-tosse-devo-preocupar-me/). O facto de apresentar febre com a mesma duração não altera a recomendação, uma vez que a criança se encontrava bem-disposta quando baixa a febre. Não é a opção mais correcta.

B – Na maior parte das vezes, a febre dura 3-5 dias. Se não estiver presente mais nenhum sinal de alarme e a criança estiver com um bom estado geral quando a temperatura desce, o ideal é aguardar até ao 3º-4º dia de febre para ser observada, caso a situação não esteja a melhorar (https://pediatriaparatodos.com/febre-heroi-ou-vilao/). Não é a opção mais correcta.

C – Aguardar mais 2-3 dias implicaria esperar pelo 3º-4º dia de doença para recorrer a uma consulta médica. Dado o facto de que a criança fica bem-disposta quando baixa a temperatura, esta é, efectivamente, a opção mais sensata para a maior parte das situações. É a opção mais correcta!

D – A tosse é um mecanismo de defesa, que serve para “limpar” as vias aéreas, pelo que não se devem dar xaropes para a tosse (https://pediatriaparatodos.com/os-xaropes-para-tosse-sao-aconselhaveis/). Não é a opção mais correcta.

Concluindo, a opção mais acertada é a opção C. Se acertou, parabéns! Se não acertou, espero ter sido claro nas minhas explicações.

Esteja atento, em breve vamos ter um novo QUIZZ, onde pode pôr à prova todos os seus conhecimentos na área da Pediatria!

Partilhe o artigo