O meu bebé gosta de dormir de barriga para baixo – devo deixar?

A resposta a esta pergunta não é muito difícil de dar, mas depende essencialmente da idade do bebé.
Actualmente, as recomendações sobre a prevenção da Síndrome da Morte Súbita do Lactente são claras: todos os bebés devem dormir de barriga para cima, excepto indicação médica em contrário!

Ver artigo sobre morte súbita : clique aqui


No entanto, chega uma altura em que os bebés aprendem a rebolar e isso complica um pouco esta escolha. De um modo geral, é uma “habilidade” que eles começam a fazer, em média, entre os 6 e os 9 meses, embora haja alguns que o façam mais cedo. A partir daí, muitos rebolam durante a noite para poder dormir de barriga para baixo, porque gostam mais, o que causa alguma ansiedade e preocupação aos pais.
No entanto, também em relação a este aspecto as recomendações são claras: a partir do momento em que os bebés aprendem a mudar de posição, passam a ser eles que escolhem a forma como querem dormir.
Assim, deve deitar sempre o seu filho a dormir de costas até ao momento em que ele aprende a rebolar. A partir daí, é ele que decide a posição que gosta mais e não precisa de estar sempre a rodá-lo na cama durante a noite, até porque essa é uma “batalha” claramente perdida, porque ele vai voltar rapidamente à posição de que gosta mais.

Partilhe o artigo