Resposta ao QUIZZ 2 – Quem quer ser Pediatra?

O quizz deste mês dizia respeito a um bebé de 2 meses com episódios de choro persistente. Era o seguinte:

“O seu filho de dois meses está a fazer leite materno em exclusivo (com boa evolução de peso), mas apresenta episódios em que chora durante 10-15 minutos, fica vermelho e faz muita força. Após esse tempo, faz um cocó líquido ou semi-líquido (com as características habituais) e fica aliviado.
Qual a atitude mais correcta nesta situação?”

Vamos então analisar as opções de resposta:

A – Experimentar um leite adaptado com a designação “confort”, para ver se alivia 

Substituir o leite materno por um leite adaptado por este motivo não é, de todo, a melhor opção, pelo que é algo que não está aconselhado. Esta resposta está errada.

B – Estimular com a ponta do termómetro sempre que isso acontece

A estimulação rectal pode ser feita nalgumas situações, principalmente quando o choro está associado a obstipação ou prisão de ventre (eliminação de fezes duras), o que não é o caso. Esta opção está errada.

C – Experimentar um medicamento para as cólicas

A definição de cólicas compreende a chamada “regra dos 3”, ou seja, são bebés saudáveis e que evoluem bem de peso, mas que choram mais de 3 horas por dia, mais de 3 dias por semana, durante mais de 3 semanas. Como se percebe, não é o caso apresentado, pelo que esta opção está também errada.

D – Tentar dobrar as perninhas dele sobre a barriga nesses episódios, para ajudar 

O caso apresentado diz respeito a uma situação que se chama disquésia infantil e que se deve, basicamente, a uma imaturidade na coordenação entre a contracção do intestino e o relaxamento do esfíncter do ânus. Assim, o que acontece é que no momento em que o intestino do bebé se contrai, este contrai também o ânus, em vez de o relaxar, o que causa desconforto e justifica o choro. Nesses casos, dobrar as perninhas sobre a barriga pode ajudar no relaxamento do ânus, facilitando a eliminação das fezes e, consequentemente, a resolução do episódio. Esta opção é verdadeira.

Posto isto, a resposta certa é a D!

Esteja atento ao próximo QUIZZ, será lançado em breve!

Partilhe o artigo