É hoje em dia consensual que todos os bebés devem dormir de barriga para cima, salvo raras excepções (e sempre com indicação médica). No entanto, quando acordados, podem e devem ser colocados de barriga para baixo, porque isso traz-lhes as seguintes vantagens:
- Estimulação dos músculos do pescoço
- Estimulação dos músculos dos braços e costas
- Desenvolvimento visual e orientação espacial
Este momento em que os bebés são colocados dessa forma chama-se tummy time e pode ser efectuado logo desde o nascimento. Não existe propriamente uma regra muito específica, mas estima-se que, nos primeiros meses, haja benefício em colocar os bebés nesta posição durante, pelo menos, 30 minutos por dia. No entanto, o tempo não precisa de ser cumprido todo de uma vez e pode ser dividido em diversos momentos, consoante a aceitação do bebé. Para além disso, deve existir sempre a supervisão e participação de um adulto, para garantir a segurança. Mesmo quando os bebés não gostam muito, pode-se sempre colocar uns brinquedos à frente, atractivos e que despertem a atenção. Para além disso, e ainda mais importante, os adultos devem tentar colocar-se ao nível do bebé, deitados também no chão, para poderem interagir de uma forma mais natural e mais adequada. Como regra, é sempre boa ideia colocarmo-nos ao nível das crianças e este é só mais um exemplo onde essa indicação pode ser aplicada.
Por fim, gostaria apenas de reforçar que esta recomendação é para ter em atenção apenas quando os bebés estão acordados, uma vez que, para dormir, devem ser colocados de barriga para cima. Essa é a posição que mais previne a Síndrome da Morte Súbita, tal como explicado aqui e que está indicada para todos os bebés, salvo indicação mordida em contrário.