As crianças são naturalmente curiosas e, por esse motivo, gostam de explorar tudo o que as rodeia. Na verdade, essa é mesmo uma necessidade delas, pois só assim vão aprender a conhecer-se a si e ao mundo exterior.
No entanto, esta necessidade de “liberdade” esbarra muitas vezes no instinto protetor dos pais, que, com medo das infeções, acabam por condicioná-la muito e não deixam os filhos ter as experiências de que necessitam para se desenvolver. E, com o regresso às aulas, as preocupações acrescem e muitas vezes surgem dúvidas acerca do que deve ou não ser feito em tempos de pandemia.
Por esse motivo, é fundamental reforçar a necessidade de deixar as crianças interagir com o meio onde estão inseridas, pois isso vai permitir que cresçam e se desenvolvam mais saudáveis, capazes e felizes. E, mais importante do que colocar restrições é garantir a sua segurança, através de uma desinfeção adequada de alguns dos ambientes que elas vão explorar (casas de banho, por exemplo), mas também dos objetos e utensílios que utilizam no dia-a-dia.
Deste modo, ajude o seu filho a criar hábitos adequados nas suas rotinas diárias. As crianças devem lavar as mãos com frequência, não partilhar objetos pessoais e as suas mochilas e lancheiras devem ser desinfetadas adequadamente. Estes gestos podem parecer pequenos, mas são cruciais para diminuir o risco de contágio com vírus e bactérias que podem ser nocivos para a saúde.
A marca Lysol detém vários produtos para a desinfeção das superfícies e da roupa e, desta forma, é possível eliminar microorganismos que podem ser prejudiciais para a saúde, garantindo ambientes mais seguros para as crianças.
Se conseguir seguir estas recomendações, vai seguramente dar ao seu filho algo que é fundamental para ele: a liberdade de conhecer o ambiente que o rodeia. E as crianças precisam genuinamente disso!