Depois de um período maior dentro de portas, em que todos acabamos por estar mais resguardados, os primeiros dias de exposição solar contínua exigem uma maior preparação da pele, sobretudo no caso dos mais novos. E se há dias que parecem já convidar a um passeio na praia, esta é uma situação igualmente válida para aquela hora de brincadeiras no parque, ou para o gelado do qual se mata saudades na esplanada.
A verdade é que, por muito que existam passeios higiénicos e saídas durante um período de confinamento, agora que as restrições começam a diminuir não tarda a ser possível aproveitar um pouco mais a Primavera e a vontade de ficar mais tempo ao ar livre! Esta é uma situação nova para a nossa pele, que irá necessitar de uma fase de transição para se habituar a uma realidade diferente. Se no caso dos adultos a rotina diária de cuidados faciais e corporais já pode ter sido uma ajuda, nas crianças a pele poderá estar menos preparada para este período, tornando-se ainda mais sensível à radiação solar.
Queremos ao máximo momentos ao ar livre, em qualidade com toda a família e, por isso, temos três dicas que poderão fazer toda a diferença na forma como a pele dos seus mais pequenos reage ao sol. Afinal, não queremos que os raios UVA e UVB se tornem os inimigos silenciosos de uma época feliz! Até porque a exposição solar tem inúmeros benefícios, como a maior aquisição de Vitamina D pelo organismo, além de apresentar uma tendência para deixar toda a gente de sorriso no rosto!
Saiba como preparar a pele dos mais pequenos para os “primeiros” raios de sol:
- Hidratação: pode parecer o passo mais fácil e óbvio, mas se pensar que uma pele hidratada mantém a sua barreira de proteção contra as agressões externas intacta, saberá que qualquer indício de ressecamento, sobretudo numa pele atópica e/ou sensível, é um possível foco problemático. Este poderá vir a sofrer fortemente com o sol e para que isso não aconteça existem dois hábitos que nesta fase assumem especial importância.
O primeiro passa por garantir uma hidratação interna. O seu filho bebe muita água? Provavelmente não e tentar que isso aconteça pode exigir alguma criatividade, mas não é impossível! Experimente substituir os sumos às refeições (se for o caso) e criar águas com sabores, desafiando-o a experimentar novas combinações de frutas que pode juntar à sua garrafa e descobrir. Ter uma garrafa própria será igualmente importante, para que exista uma meta diária a cumprir, que ele consiga reconhecer facilmente em algo que é seu e não na contagem de 4-5 copos de água, da qual mais facilmente se esquecerá.
- Em segundo lugar, é extremamente importante ter um hidratante facial e corporal que seja usado todos os dias, de forma a manter a estrutura epidérmica saudável, suave, flexível e mais protegida contra agressões. Um excelente aliado para esta missão poderá ser o Lipikar Baume AP+M, que hidrata durante mais de 48 horas, reduzindo a sensação de repuxamento e restaurando a flexibilidade da pele de que temos vindo a falar. O melhor é que pode ser usado por toda a família, desde bebés a avós!
- Alimentação: O Verão acaba por ser sinónimo de uma maior descontração e isso pode refletir-se na alimentação. Ainda assim, esta não deve ser descurada e temos algumas dicas para os dias quentes. Além da hidratação, que é fundamental ser incentivada ao longo do dia, visto que, os mais pequenos não têm a sensação de sede tão apurada quanto os adultos, os sumos de frutas naturais podem ser um excelente complemento, bem como uma peça de fruta em si. Os vegetais também não devem ficar de fora e se não forem bem aceites, o consumo de sopa deve manter-se mesmo nesta estação mais quente.
- Proteção: É um complemento fulcral ao primeiro passo e o mais importante antes das crianças saírem de casa! Sabemos que ao aplicar o protetor solar, as queixas chegam e a vontade para haver uma pausa para essa rotina é pequena! Por isso mesmo, apresentamos duas dicas que poderão salvar a situação na hora H. A primeira é juntar o protetor solar ao momento da hidratação. Se for tudo seguido, irá parecer um só passo! A segunda, passa pela opção de produtos práticos e rápidos e, acima de tudo, que não deixem uma sensação colante na pele, tantas vezes pouco suportada pelos pequenos!
Anthelios Spray Dermo-Pediatrics SPF 50+ conjuga estas duas necessidades na perfeição, oferecendo ainda o mais importante: uma proteção elevada de largo espetro (UVA-UVB), que ajuda a proteger dos danos causados pelos infravermelhos e pela poluição. Não arde nos olhos, nem deixa marcas brancas e, por ser em spray (com a Água Termal La Roche Posay), hidrata ainda a pele. Tudo numa aplicação fácil, (quase) à prova de birras!