É uma das dúvidas mais frequentes e populares entre as mães, sobretudo de primeira viagem e que marca um dos momentos mais importantes desta jornada.
O dia está a aproximar-se e afinal, o que importa ou não levar na mala da maternidade? O que é que realmente fará falta e será útil? E onde é que se pode encontrar a informação resumida de uma forma prática?
Em resposta à última questão, este é o artigo que quererá guardar para ter por perto no momento! Não é novidade que o universo da gravidez está repleto de informação, muitas vezes contraditória e vinda de todos os tipos de fontes, desde a que vem dos profissionais de saúde que a acompanham, e que é importante discutir sempre de forma aberta, de modo a clarificar as suas dúvidas, a tudo quanto são amigos, familiares e colegas que partilham o que sabem, fruto da sua experiência. E, acredite que, ouvir quem já passou pelo mesmo pode é extremamente benéfico para que não se sinta sozinha neste novo mundo, é importante ter em conta é que cada caso é um caso, e tomar o dos outros como universal é um risco.
Assim, é fundamental construir uma mala de acordo com as suas reais necessidades e vamos ajudá-la com 4 essenciais, que constituem a base deste processo. Depois, e assegurados os indispensáveis, está na hora de preencher com os produtos e objetos que vai querer ter por perto, ora para se sentir mais confortável, mais bonita ou até mesmo mais divertida! Por vezes, o mais básico pode ficar esquecido e, por isso, a palavra de ordem para começar esta lista de essenciais é descomplicar:
- Roupa e chinelos – Para a mãe e para o bebé, garanta que ambos têm o que precisam. Para o mais novo (ou mais nova) da família, junte 4 a 6 mudas de roupa e ainda 2 gorros (um para o nascimento, e outro para o dia da alta). Já no seu caso, escolha um pijama confortável, de tecido fluido – uma camisa de dormir poderá ser uma boa opção e, ainda, um conjunto leve para sair da maternidade.
- Higiene, cuidado e beleza – Para além do seu necessaire, com a escova e pasta de dentes, creme de dia, perfume e, se o desejar, maquilhagem, esta é a altura de começar a incluir no seu kit produtos 2 em 1: para a mãe, e para o bebé, sobretudo caso tenha pele muito seca – não se esqueça de que o bebé está sempre em contacto consigo e a utilização do mesmo hidratante é uma excelente opção. Sugerimos LIPIKAR Baume APM+ da La Roche Posay, de absorção rápida e que irá apaziguar de imediato o desconforto da pele com tendência ao eczema, reequilibrando o seu microbioma. Pode ser especialmente importante após o 1.º banho do mais recente membro, caso opte por fazê-lo na maternidade, mas também da mãe no pós-parto, com a pele muitas vezes mais fragilizada.
E se a pele muito seca não for o caso, mas estivermos a falar de uma pele sensível, com vermelhidão e/ou sensações de ardor, tanto para a mãe, como para o bebé, a solução pode passar antes pela Água Termal Bruma Ultrafina Apaziguante da La Roche Posay, adequada para crianças, adultos, grávidas e mesmo para recém-nascidos. A sua ação reequilibrante e protetora, devido à forte presença de selénio, tem ainda o benefício de refrescar e fazer com que ambos se sintam sempre melhor e mais cuidados. Ainda que esta seja uma altura de felicidade extrema, por vezes, o stress e a ansiedade podem bater à porta e a forma como se sente fisicamente também pode impactar a sua disposição.
- Fraldas descartáveis – Pois é, a partir de agora serão a realidade mais comum para o(a) filho(a) e, dependo da opção da sua eleição. Acima de tudo, tenha sempre presente que o importante é o conforto de ambos: mãe e bebé saudáveis, são uma família feliz. Ao início, pode encontrar algumas zonas bastante irritadas e recomendamos Cicaplast Baume B5 – bálsamo multi-reparador que apazigua e protege a pele irritada, enriquecido com Madécassoside. Após trocar a fralda e limpar com as toalhitas, será um excelente aliado para as assaduras superficiais no rabinho dos bebés, por exemplo
- Toalhitas de limpeza – Vão servir para tudo! Procure, contudo, opções adequadas a uma pele sensível e sem fragrâncias na fórmula, que deverá ser o mais neutra possível. Note que os cuidados com a pele são fundamentais ao longo de toda a vida e revelam-se ainda mais importantes nestes primeiros dias de vida, onde a pele é extremamente delicada.