O Natal está a chegar e, como ele, repetem-se afirmações do género “Se não te portas bem, o Pai Natal não te traz prendas”! Será que isto é um boa prática ou, pelo contrário, é algo pouco significativo?
Na verdade, apesar de perceber que a intenção até pode ser boa, não me parece muito boa ideia ameaçar com o Pai Natal. Passo. Explicar porquê:
- É importante promover os comportamentos positivos
Sei que pode parecer indiferente para algumas pessoas, mas a educação das crianças deve passar mais pelo reforço dos comportamentos positivos do que pelo “castigo” dos comportamentos negativos. Só assim se promove boas escolhas ao longo do tempo e se consegue moldar verdadeiramente o comportamento das crianças de forma adequada.
- Não se deve ameaçar com o que não se cumpre
Tal como explicado acima, não me parece que a melhor forma de educar seja com ameaças. No entanto, um princípio básico é que nunca se deve ameaçar com o que não se vai cumprir e, na verdade, duvido que a maior parte dos pais que utilizam estas expressões chegue ao dia de Natal e não dê os presentes aos filhos.
- O Natal é magia, não lhe devemos dar um cariz negativo
A maioria das pessoas gosta e valoriza o Natal e toda a magia que envolve está época. Assim, transformá-la em algo mais “negativo” e com ameaças parece-me pouco pedagógico.
- O Natal é mais do que presentes
Esta é uma verdade que deve ser reforçada sempre (ver mais sobre este assunto aqui
e aqui). E, apesar de não ser muito fácil combater o materialismo que impera nesta altura, é nestas pequenas decisões que podemos fazer a diferença é ensinar aos nosso filhos que há muito mais do que presentes no Natal
Sei que este é um tema um pouco subjetivo, mas estes parecem-me uns pontos de reflexão a ter em atenção.