O seu filho tem eczema atópico e dorme mal? Saiba que pode estar relacionado!
Para muitos pais, sobretudo no caso de filhos ainda bebés, as noites mal dormidas podem ser o primeiro sinal de alerta – ou um dos mais fortes – para o eczema atópico. A verdade é que a pele seca e com prurido causa problemas de sono em 90% das crianças, que acabam por sofrer com comichão durante a noite, não descansando o suficiente. E, no caso dos mais pequenos, nem conseguindo expressar-se apropriadamente sobre o tema, que não é logo identificado. É também esta dificuldade em ter uma noite tranquila a causa de um dia seguinte atribulado: poderá sentir o seu filho mais irritado ou com uma maior dificuldade de concentração – o que, conjugado com o prurido e possíveis feridas ao longo do dia só gera um ciclo indeterminável de frustração e desconforto para toda a família.
Mas as boas notícias são que há duas etapas capazes de minimizar esta realidade: tornar as noites dos mais novos mais pacíficas e ajudá-los a combater o eczema atópico através de uma hidratação profunda e preventiva da pele. Começamos pela primeira?
Como tornar as noites do seu filho com eczema atópico mais confortáveis, em 3 passos:
No caso dos mais pequeninos:
- Regule a temperatura do quarto para os 18 °C, ideais para a altura de dormir – o espaço deve estar fresco sem estar frio, evitando o sobreaquecimento;
- Certifique-se de que tanto pijamas, quanto fronhas ou lençóis são de algodão e não têm costuras, bordados ou outros capazes de criar mais irritação no contacto com a pele;
- Estabeleça a altura do banho mesmo antes da hora de dormir, e aproveite para utilizar LIPIKAR Syndet AP+ em substituição do sabão, seguido de emoliente criado especialmente para pele atópica propensa a eczema, como Baume AP+M de Lipikar (se juntar a este passo uma massagem, o alívio e descontração poderão ser ainda maiores).
Dicas extra para os mais crescidos:
- Para além de todos os anteriores, se o seu filho já tiver idade para compreender, é importante que lhe explique o que está a acontecer, deixando-o informado e também mais tranquilo, e certo de que a comichão irá passar.
- Conte uma história: é importante que a criança se mantenha calma e o mais distraída possível, evitando coçar a área inflamada, concentrando-se noutro tema.
- Agora que o seu filho sabe o que está a acontecer, dê-lhe ferramentas para conseguir gerir o problema. Deixar-lhe, por exemplo, LIPIKAR Stick AP+ na mesa de cabeceira, para usar sempre que estiver mais aflito, pode ser uma ótima opção!
E como combater o eczema no dia a dia?
Minimizados os sintomas da noite, é importante não descurar o cuidado com a pele no quotidiano familiar: quanto mais hidratadas e, consequentemente, protegidas, estiverem as áreas problemáticas da criança, menor a probabilidade de ataques de comichão noturnos. Ora, para aliviar a pele com tendência ao eczema atópico a longo prazo, é necessário reequilibrar o microbioma, algo em que LIPIKAR Baume AP+, com a nova e exclusiva tecnologia AP+M (Aqua Posae + Microresyl) pode ser uma enorme ajuda, já que para além de atuar neste reequilíbrio, ainda limita a multiplicação e a persistência das bactérias Staphylococcus aureus, envolvidas no eczema.
Boas noites!