Todos nós gostamos que nos seja dada atenção quando falamos com alguém. É uma das formas de sentir isso é pelo facto de nos olharem nos olhos quando estamos a conversar. Com as crianças passa-se exatamente o mesmo…
Pode parecer algo com pouco significado, mas este simples gesto é fundamental em termos de comunicação. Assim, habitue-se a falar com o seu filho sempre com os “olhos nos olhos”, logo desde o nascimento.
Nos primeiros meses, deite-o de barriga para baixo no chão e coloque-se ao lado dele, na mesma posição, para interagirem ao mesmo nível (ver mais sobre este assunto aqui). À medida que vai crescendo, coloque-se de gatas ou joelhos quando está com ele, para que ele sinta exatamente o mesmo.
Por fim, baixe-se sempre quando fala com ele, principalmente enquanto for pequeno, para que ele se sinta o mais próximo possível de si. Sei que pode parecer um pouco estranho, mas acredite que a comunicação será muito melhor se tiver este cuidado.
Antes de terminar, uma palavra apenas para um dos maiores obstáculos à interação entre pessoas: os ecrãs! Por favor, quando estiver a falar com alguém (principalmente crianças), não desvie o seu olhar para nenhum ecrã. Para além de ser uma falta de respeito, significa também que não está a prestar muita atenção ao que lhe estão a dizer, mesmo que isso não seja verdade. Não há melhor forma de comunicar do que olhando diretamente para os olhos de quem está a falar connosco e todas as crianças precisam de sentir e aprender isso…