Com a chegada do tempo quente vêm também os mosquitos e as dores de cabeça para alguns pais, principalmente quando os filhos fazem reações exuberantes às picadas.
Assim, é importante saber o que fazer quando uma criança é picada por um mosquito, pelo que aqui ficam alguns conselhos:
- Dê um anti-histamínico
Os anti-histamínicos aliviam a comichão e dão conforto à criança. Para além disso, se não se coçar, a probabilidade da lesão infetar é mais baixa.
- Desinfete se ficar muito vermelho
Um dos riscos destas picadas é o de servirem de “porta de entrada” para bactérias da pele poderem penetrar em zonas mais profundas e causar infeção. Por esse motivo, se as lesões começarem a ficar muito vermelhas, é boa ideia usar um anti-sético para desinfetar localmente
- Esteja atento a sinais de infeção
Quando as picadas ficam muito vermelhas, quentes, dolorosas e a “alastrar” pode significar que estão infetadas. Nesses casos, faz sentido uma observação médica, pois pode ser necessária a prescrição de um antibiótico, seja sob a forma de pomada ou então para administrar por via oral.
Por fim, gostaria apenas de reforçar a ideia de que “a prevenção é sempre o melhor remédio”, pelo que é importante utilizar repelentes de mosquitos nesta altura do ano. Pode saber mais sobre esse assunto aqui.